O prazo do IRPF está próximo e seu informe de rendimentos não chegou? Veja como resolver.
Empregadores e instituições financeiras tiveram até a última sexta-feira (28) para entregar o informe de rendimentos de seus empregados e clientes. Aqueles que estavam obrigados ao envio e não fizeram, estão sujeitos a uma multa de R$ 41,43 por documento não entregue.
O documento contendo as informações de rendimentos será usado para a declaração do Imposto de Renda (IR) deste ano, tornando-o essencial para o preenchimento correto desta obrigação.
Assim, se o trabalhador ou cliente não recebeu o informe de rendimentos, o primeiro passo é comunicar o setor de Recursos Humanos do seu trabalho ou o gerente da sua instituição financeira. No caso dos bancos, muitas vezes o documento já está disponível no aplicativo da instituição, bastando apenas localizá-lo dentro do mesmo.
Se o informe de rendimentos não estiver no aplicativo e não tiver sido enviado pelo seu banco e, no caso dos empregadores, o atraso do documento continuar, os trabalhadores e clientes podem acionar a Receita Federal pelos canais oficiais de atendimento e registrar a denúncia.
Caso o informe de rendimentos não seja entregue até o fim do período do IR, o contribuinte pode enviar a declaração incompleta para pelo menos estar em dia com a Receita e depois enviar uma versão retificada ao receber o documento.
Vale reforçar que não basta receber o informe, é de responsabilidade do trabalhador e do cliente conferir a veracidade das informações. Caso existam erros, um novo documento deve ser solicitado.
Publicado por
Izabella Miranda
Diretora de conteúdo
Empregadores e instituições financeiras tinham até o dia 28 para entregar o informe de rendimentos aos seus empregados e clientes. O documento é essencial para a declaração do Imposto de Renda (IR), pois contém as informações sobre os rendimentos recebidos ao longo do ano. Aqueles que eram obrigados a fornecer o informe e não o fizeram podem ser multados em R$ 41,43 por documento não entregue.
Se o contribuinte ainda não recebeu o informe, o primeiro passo é entrar em contato com o setor de Recursos Humanos da empresa, no caso de trabalhadores assalariados, ou com o gerente do banco, para clientes de instituições financeiras. Muitos bancos disponibilizam o documento diretamente em seus aplicativos, sendo necessário apenas localizá-lo.
Caso o informe de rendimentos não esteja no aplicativo ou o empregador não tenha entregue o documento dentro do prazo, o contribuinte pode registrar uma denúncia junto à Receita Federal, utilizando os canais oficiais de atendimento.
Se o informe não for recebido até o prazo final da declaração do IR, o contribuinte pode optar por enviar a declaração mesmo incompleta, evitando problemas com a Receita. Depois, ao obter o documento, pode retificar a declaração e corrigir as informações.
Além de garantir o recebimento do informe, é fundamental que o contribuinte verifique se os dados estão corretos. Caso haja erros ou inconsistências, deve solicitar um novo documento atualizado para evitar problemas com a Receita Federal.
Entre em contato conosco!
Nildo Luciano
Iranildo Luciano
@nildolucianocontador
@iranildoluciano
@hevcon.contabilidade
(85)9 9905-1415
(85)9 8822-7160