Contabilidade para Infoprodutores
Você já descobriu que criar conteúdos para infoprodutos e empreender no mercado digital é um negócio muito lucrativo? Então, agora você precisa saber como a contabilidade para infoprodutores pode te ajudar a ter ainda mais sucesso.
Usar seu conhecimento para produzir materiais digitais como e-books, cursos, treinamentos e mentorias é uma ótima forma de empreender no mercado digital.
Quem atua como infoprodutor pode contar com as plataformas de distribuição de conteúdo, como Hotmart, Eduzz, Monetizze e Kiwify para fazer com que seus infoprodutos cheguem até os consumidores finais.
Mas, para não ter limitações de saque e poder fazer seu negócio crescer, você precisa da parceria estratégica de uma contabilidade para infoprodutores.
Contadores especializados poderão analisar sua realidade e seus objetivos e te ajudarão a traçar estratégias para o sucesso de seu negócio!
Qual opção é mais vantajosa para o infoprodutor: ser Pessoa Física ou abrir empresa?
Infoprodutor Pessoa Jurídica
- Pode aderir ao Simples Nacional, com alíquota que varia entre 6% e 33%;
- Ou pode aderir ao Lucro Presumido, com alíquota que varia entre 13,33% e 16,33%;
- Quando tiver um faturamento maior que R$ 78 milhões por ano, se torna obrigatório tributar pelo Lucro Real. As taxas são as seguintes: 1,65% de PIS, 7,60% de COFINS, 15% de IRPJ, 9% de CSLL e adicional de 10% sobre o lucro trimestral maior que R$60 mil.
Infoprodutos podem ser isentos de impostos
Cada tipo de produto físico ou digital possui regras tributárias diferentes. Por isso, o infoprodutor precisa conhecer as taxas de impostos que terá que pagar sobre os produtos que produzir.
Por exemplo, os e-books podem ter isenção dos impostos PIS, COFINS E ICMS (Imune), se estiver inscrito no regime tributário do Lucro Presumido. No Simples Nacional, apenas o ICMS é zerado.
Mas, não é só lançar um e-book e deixar de pagar o imposto do próximo mês.
Para conseguir isenção, o infoprodutor precisa ter o CNAE 5811-5/00, de Edição de livros, ou o CNAE 4761-0/01, de Comércio varejista de livros, em seu CNPJ.
O e-book é o único formato de infoproduto que possui isenção de impostos. Então, se você lançar um pacote que contém um e-book e outros formatos de produtos digitais, apenas o e-book será isento.
Uma contabilidade especializada te ajuda a reduzir a tributação para afiliados e infoprodutores
Você não quer correr o risco de calcular os impostos dos produtos digitais da forma errada, nem de pagar imposto quando não precisa, não é mesmo?
Quando você tem o suporte de uma contabilidade especializada, você não corre esse tipo de risco.
Isso porque uma contabilidade para infoprodutores tem todo o conhecimento da legislação a respeito dos infoprodutos e vai fazer o cálculo da forma correta para você.
Além disso, você terá a garantia de que está pagando o menor imposto possível dentro da lei e que estará sempre regularizado.
Fonte: Gerando Empreendedores